Uncategorized

O Mestre Empreendedor Eike Batista

Mais uma vez, assistimos um dos capítulos mais espetaculares do capitalismo brasileiro. É a cultura da GP elevada à décima potência, não tem para ninguém hoje em dia. O grande empreendedor do Brasil é o Eike Batista, que conseguiu finalmente implementar o modelo de financiamento de empresas e projetos já presente na Europa e nos EUA há séculos. Com coragem e estratégia impecável, Eike coleciona empreendimentos, agregando executivos competentes e repartindo as benesses com investidores.

O IPO da OGX foi o maior já feito no Brasil e, numa tacada só, Eike encorporou a bagatela de R$24 bi à sua fortuna, entrando para os top 10 mais ricos do mundo. Pelos meus cálculos (não oficiais), Eike tem cerca de 30 bilhões de dólares. Nada mal.

Fica a pergunta: quais serão seus próximos passos? Já declarou que vai investir em construção naval, para atender a demanda interna de seu grupo. E na Internet, o que o grupo anda investindo? Acabaram de garantir um aumento de capital na Ideiasnet. Admito que para algém de fora do ramo, investir numa empresa com um portfolio com a IN é uma saída, mas será que falta gente para assessora-lo melhor? Eike merece uma holding só dele: Xnet, interXnet,… (ele usa X em todos seus negócios). Garanto que seus ganhos seriam muito superiores.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s