Há no mercado dois principais leitores digitais (e-Reader). O Kindle da Amazon e o Reader Digital Book da Sony. A partir de 2009, chegará um concorrente de peso (pouco peso, na verdade, gramas apenas). Trata-se do leitor da Plastic Logic (ainda sem nome comercial). Vou comparar os três aparelhos e depois, como de hábito, fazer mais uma previsão de qual deles tem mais chances de sucesso comercial.
Antes, só uma observação importante: os três usam uma tecnologia chamada de e-Ink, na qual cada página vista é “impressa” na tela, ou seja, se a bateria acaba, o conteúdo permanece visível. Só há consumo de energia quando se troca de página. Saiba mais sobre e-ink aqui (Wikipedia e no site do dono da tecnologia).
Agora vamos à comparação.
Kindle:
Prós:
- Marketplace: mais de 170 mil títulos. Sistema de compras fácil (aqui do Brasil ainda não dá!).
- Conexão wireless 3G: É possível comprar (e baixar) livros sem usar o computador (só nos EUA).
Contras:
- Layout do tempo das cavernas.
- Tela pequena.
- Preço (360 dólares nos EUA).
- Sem wi-fi nem Bluetooth.
- Não lê outros tipos de arquivos, só livros.
- Teclado em vez de touchscreen.
Reader Digital Book:
Prós:
- Preço: 300 dólares com 100 downloads de títulos de graça (que diz a Sony valerem 199 dólares).
- Suporta diversos tipos de arquivos além de e-Books. Texto (PDF, RTF e TXT); imagem (JPG, GIF, BMP e PNG); som (MP3 e AAC).
- Aceita cartões de memória (Memory Stick e SD).
Contras:
- Somente 20 mil títulos.
- Sem conexão sem fio. Nada de wi-fi nem 3G. Para transferir os arquivos é preciso usar um cartão de memória ou o cabo USB.
- Sem teclado nem tela touchscreen.
Plastic Logic:
Prós:
- Dimensões: muito fino e leve, só 7mm de espessura.
- Tela touchscreen: é possível anotar em cima do texto lido.
- Conexões sem fio: wi-fi e bluetooth. Pode se conectar inclusive com outro Plastic Logic para trocar informações.
- Lê vários tipos de arquivos além de e-Books: DOC, XLS, PPT, TXT,PDF
Contras:
- Vem de uma empresa sem histórico de produtos de consumo.
- Não apresentou nenhum marketplace para se comprar livros.
- Ainda não está no mercado, logo, ainda é uma promessa.
O futuro dos e-Readers é mais do que quem tem o melhor hardware. Quando se analisa esse mercado, o racional passa pelo ecosistema todo. Não adianta ter um super hardware se não há distribuição de conteúdo. O sucesso da Apple atual não vem do iPod e sim do iTunes. É o marketplace de música que deu a tração aos players. A Apple ganha dinheiro mesmo vendendo o conteúdo e não com o iPod. Já espetou mais tipos de arquivos no iTunes com sucesso (venda e aluguel de vídeos, aplicativos).
A Amazon, portanto, tem uma vantagem enorme em já possuir os contratos com as editoras e apenas portar seus livros para o Kindle. A Sony está correndo atrás, mas jamais terá a força da Amazon junto ao mercado editorial. E o Plastic Logic? Será comprado por algum player que usará seu hardware para distribuir conteúdo de seu marketplace. Os candidatos à compradores: a própria Amazon que poderia abandonar o feioso Kindle; a Apple que poderia entrar no e-Book com um aparelho bacana; o Google, para ter um hardware de ponta, para distribuir o conteúdo do Google Books; ou algum fabricante de peso (i.e. Philips) apenas para cortar custo de P&D.
Leia as repercussões sobre o Plastic Logic: Meio Bit; Engadget (com video da Demo do produto); TG Daily (com video exclusivo).